
O que é o SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que possui desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, até o transplante de órgãos de maneira 100% gratuita, garantindo acesso integral e universal para toda a população do país.
Reconhecido internacionalmente como um exemplo de política pública de saúde universal, o SUS é referência em programas de vacinação, vigilância epidemiológica, transplantes de órgãos e no enfrentamento de emergências sanitárias — como demonstrado durante a pandemia de COVID-19. Além disso, ele é um instrumento de formação e valorização dos profissionais de saúde, promovendo educação continuada e integração entre diferentes áreas do cuidado.
Ambulatório: Saúde 24h
Em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN-PA), o ambulatório disponibilizará atendimentos e orientações gratuitas em saúde durante todos os dias do evento, com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Porque defendemos o SUS?
Através do SUS, todos os cidadãos e cidadãs brasileiras têm acesso à saúde pública, seja no campo, nas águas, nas florestas ou cidade, sendo um instrumento real de combate às desigualdades sociais.
Ao integrar-se à Cidade das Juventudes, o Espaço Saúde reafirma o compromisso com a saúde como direito e não privilégio, destacando a importância de defender e fortalecer o SUS como patrimônio do povo brasileiro e inspiração para outras nações que buscam modelos mais justos e humanos de atenção à vida.

Programação do Espaço Saúde
%2017_24_52_c0f77b53.jpg)
Facilitadora
Lorena do Carmo
Fitoterapeuta, Educadora Popular em Saúde no Uso de Plantas Medicinais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz /Ministério da Saúde.
Saúde Popular e Integrativa
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Cidade das juventudes, estas práticas serão oferecidas na sala da Saúde Popular e Integrativa.
Educação Popular em Saúde e Ancestralidade
Tenda Raízes da Amazônia – Saúde e Encantaria
